sábado, 30 de maio de 2009

GARÇON... TEM UMA CRISE NA MINHA SOPA!

A crise está no ar!

Pessoas perdem seus empregos, fábricas fecham suas portas, as maiores economias do mundo sentem o impacto e se vêm obrigadas a criarem estratégias para tentar reverter a situação. E a mídia, como uma velha desesperada por que viu um rato na cozinha, grita para todos a notícia catastrófica de crise... e, enfim, a crise está instalada.
E o mundo em uníssono grita: Ohhh... e agora quem poderá nos defender????
Obama?
Roberto Justus?
Tio Patinhas? (o animal mais rico do mundo, ganhando inclusive do Sílvio Santos!)

Nesse ínterim, o que poderia estar acontecendo aqui na "ilha de lost"? (com certeza se nós tivéssemos John Locke na presidência as coisas estariam melhores.)
Esse post quer falar sobre isso... sobre a crise... crise na Irlanda!

Não pretendo esgotar o assunto em 1 simples post, proponho aqui uma análise superficial, descomprometida e bem humorada da situação à visão de um simples estudante.

Para começar, se a pergunta for: a crise econômica afetou o número de postos de trabalhos na Irlanda? É óbvio que sim!
As vagas de kitchen porter (o camarada que lava a louça no restaurante), Segurança, cleanner, shop assistant entre outras que antes eram ocupadas por imigrantes, hoje são concorridas por irlandeses também.
O que aconteceu? É que muitas famílias Irlandesas perderam seus empregos na tsunami da crise e a solução encontrada foi descer pro "porão do Titanic" e encontrar um espaço no meio da ralé... e com certeza isso aumenta a competição por vagas de trabalhos, pois fica muito mais difícil concorrer com cidadãos do que com outros imigrantes... mais ou menos isso.

Amigos que estão a mais tempo aqui contam que emprego nunca foi problema. Só não tinha emprego quem não queria... até o "Seu Madruga" conseguiria, dizem os mais céticos (LOL).
Mas a história agora é outra: o camarada precisa ter persistência e sorte (aprendi a acreditar em sorte aqui, mas ainda acredito que ela aumenta quando você persiste).

Um par de parênteses para o DICIONÁRIO DO MOCHILEIRO NA IRLANDA:

PERSISTÊNCIA: Significa que você deve acordar 7 horas da manhã, olhar para a rua e ver um típico dia Irlandês (nublado, frio e chuvoso), calçar o seu sapato furado (eu usava sacolas plásticas nos pés para não molhar as meias... brasileiro é pobre eu sei... mas confessa, somos criativos pra caramba!), olhar para o espelho sorrindo e dizer: HOJE É MEU DIA.
Sair com uma pasta de baixo do braço repleta de currículos e distribuí-los pela magnífica Dublin. Você irá encontrar pessoas que receberão seu currículo com o maior prazer, mas encontrará muita gente que te tratará como um cachorro ( nos próximos post conto algumas histórias)
No final do dia você deverá entrar na internet e varrer todas as vagas que você pode se candidatar e mandar megabites de currículos para os endereços. Mas email não funciona muito o melhor é ir pessoalmente. Eu mandei 423 emails neste exato momento e 7 me responderam (eu não estou sendo hiperbólico... eu juro!). Mas não custa tentar, é de GRAÇA mesmo. (ahhh... você vai dar muito valor para essa palavra aqui)

SORTE: Significa... significa você estar na hora e no lugar certo e falando com a pessoa certa. Conheço gente que chegou no meio da crise e conseguiu emprego em 2 semanas.

É claro que essas são minhas experiências. Mas posso dizer com certeza que as coisas mudaram por aqui. Nesse tempo que estou na Irlanda consegui apenas alguns "bicos"... nada efetivo... mas no último mês consegui uma oportunidade de trabalho na área... algo extremamente difícil de conseguir na atual situação e isso te dá uma nova visão dos problemas e você começa a pensar que no fim valeu a pena.
Acho que existem muitas oportunidades por aqui, mas elas estão mais escondidas do que antes... acredito que se você tem vontade de viajar para algum lugar fora do país e passar algum tempo lá, você deve fazer. Não deixe que uma mosca... ou melhor... uma crise, estrague o sabor da sua sopa. Nós sempre temos a tendência a adiar grandes decisões na nossa vida... sempre encontramos empecilhos e motivos para não mudar.
Em um grande problema sempre existe uma grande oportunidade escondida.
Prometo falar mais sobre o tema em breve.

Grande abraço!!!!

0 comentários:

Postar um comentário