terça-feira, 24 de novembro de 2009

TEM UMA VAGA PRA MIM AE?

Conseguir um trabalho na sua área de atuação em um outro país é uma das melhores coisas que podem acontecer na vida de um aventureiro em Terras gringas!
Qualquer emprego já é muito bem vindo... mas ter um experiência na sua área "nos estrangero" é algo que pesa muito na mala na hora de voltar pra terra natal.
Tenho recebido alguns emails de colegas de profissão perguntando como é a experiência e tal ou como conseguir uma colocação no mercado aqui na Irlanda.
Sempre direcionei minha carreira (minha carreira começou no primeiro dia de aula) pra direção de arte. Gosto de imagens e pra mim elas falam muito, gosto de traduzir um bilhão de linhas de texto em uma imagem forte, gosto de traduzir conceitos em algo visual... muitas das minhas idéias vem em forma de "cena" ou imagem estática. Acho que a imagem impacta mais. Quando eu leio a palavra "Suástica" não sinto a mesma força quando vejo a imagem de uma suástica... sei lá, de repente do falando bobagem!
Mas o ponto é gostar do que se faz.
Em todas as entrevistas que fiz esse foi meu principal argumento. Sempre tentei puxar a "prosa" pra esse lado. E sempre percebi que o olhar era diferente quando tocava nesse assunto.
Deixe eu esclarecer ao amigo como funciona, no meu ponto de vista, minha área de atuação:
Minha área é uma grande esquina, onde você encontra todas os tipos de prostitutas. Tem loira, morena, baixinha, as que sabem usar o "Corel" as que fazem um "69 no Photoshop"... tem aquelas que fazem um "completão" pelo preço de 1... e por ae vai.
No meio dessa "putaria" profissional (mais um termo pro meu desvocabulário), você precisa provar pro cara que você tem algum valor no meio disso tudo, que você é um moça de família!
E as coisas que vão fazer você sair do meio da vala são o seu portifólio e o seu talento em convencer o camarada que te entrevista.
A novidade amigos para conseguir tal feito é: Não há novidade!
Uma entrevista na gringa é igual uma entrevista no Brasil! Se você costuma treinar a entrevista na frente do espelho um dia antes, aqui será a mesma coisa! tirando a idioma, que vai atrapalhar se você não tem a fluência, o resto é igual! Mas se você não é fluente, seja natural! Os caras percebem que você não fala a língua deles logo quando você diz Hi! então eles já sabem com quem estão falando. Tentar esconder isso vai te deixar mais nervoso ainda.
Meu primeiro estágio aqui, em uma empresa de Web, eu já cheguei pedindo desculpa pelo meu inglês cachorro! O Diretor de Criação riu pra caramba e disse que eu já tinha ganhado pontos com ele só pela coragem de ir lá sem saber o idioma. Depois disso foi fácil: peguei a própria palavra "coragem", que ele usou, e segui a entrevista dizendo que esta "coragem" estava comigo por que eu realmente gosto do que faço e faço bem blá blá blá... este aqui é meu Portifólio... blá blá blá... Moral da história: consegui a vaga!
Amigão, vai com fé, bota a cara a tapa, mostra um bom trabalho para os caras e a oportunidade já é sua!
50% do sucesso das pessoas está relacionada com o talento que elas têm de se expor, da capacidade de sair da "toca"!
Mês passado recebi uma notícia muito boa. Um dos trabalhos realizados por mim havia sido aprovado junto ao cliente e seria produzido e distribuído para toda Irlanda e alguns países da União Europeia. O trabalho em questão era uma caixa para um jogo de tabuleiro com temática Halloween e tal... fiquei muito feliz.

Isso é uma experiência profissional e pessoal que você nunca encontrará nos livros.
Que a boa sorte acompanhe-os pelo mundo!
Abraço!

4 comentários:

Gislaine disse...

"TEM UMA VAGA PRA MIM AE?"
já te respondi né?!
vem que tem! (tem vaga)
huahuahsuahsuahsuahsua

Anônimo disse...

Opa, legal pra caramba o texto.

Falou bonito, tb to aqui em Dublin caçando trampo na area, fora tb, mas ambos estão relativamente dificeis.

Mas n tem novidade, eh isso ai, nao pode desistir. Sou brasileiro e....o resto ja sabem..hehe

Mundo da lua disse...

Oi, tudo bem?gostei do seu texto, bem incentivador.
to pensando em estudar ingles na Irlanda ainda este ano.E se possivel, trabalhar tb p ajudar nos custos.Tb sou publicitaria.Parabens pelas suas conquistas. Se puder me add no msn seria legal,keria trocar ideia,tirar duvidas.. o meu é isapublic@hotmail.com
Abs.

Renata Modesto disse...

ja havia lido seu blog outras vezes ..mas o engracado foi que so agora que estou aqui consigo entender realmente a essencia de td que vc diz principalmente no quesito "bota a cara a tapa" ..rs
sucesso sempre Dian...

Postar um comentário